Projeto Mini Arcade

Neste projeto minha intenção foi desenvolver um mini fliperama para emulação de jogos antigos. Eu sempre pensei em construir uma máquina de fliperama, mas não tenho espaço em casa para uma do tamanho convencional (geralmente com medidas em torno de 1,80m de altura por 60cm de largura e profundidade). Por isso, decidi por um fliperama menor, mas com design que fizesse referência às máquinas convencionais.

A estrutura do gabinete foi projetada em chapa de MDF de 6mm de espessura.  O tamanho da tela de 10 polegadas com resolução de 1024×600 atendeu muito bem à aplicação. Na parte superior do gabinete foram instalados dois auto falantes de 3W. Os falantes são alimentados por um amplificador de baixa potência instalado no interior do gabinete.

O Joystick e os botões são do tipo “Sanwa” (mais comuns em máquinas de fliperama japonesas). A disposição dos botões foi escolhida levando em conta a posição preferível do jogador: sentado em frente ao fliperama apoiado sobre uma mesa. Essa disposição de botões não é comum na maioria dos gabinetes de máquinas de fliperama convecionais, os quais são feitos para dois jogadores. Neste caso, cada jogador fica em uma posição deslocada em relação ao centro da tela: um mais à esquerda e outro mais à direita.

Talvez a parte do gabinete que mais chame atenção é a marquee luminosa acima da tela. O desenho da marquee foi impresso em papel fotográfico e foi instalado entre uma peça frontal de acrílico transparente e uma placa de leds traseira responsável pela iluminação. Para a decoração da máquina foram utilizados adesivos de vinil cortados com auxílio de uma plotter de recorte. Fica o meu agradecimento à minha esposa Vanessa, responsável pelo design dos adesivos do fliperama.

Para o sistema de jogos eu utilizei um Raspberry Pi modelo B+ como hardware principal rodando um sistema de emulação de consoles clássicos chamado Recalbox. Os demais jogadores podem utilizar a conexão bluetooth disponível na placa Raspberry Pi. O que é muito conveniente, pois existem alguns jogos de fliperamas clássicos que permitem até quatro jogadores! Mesmo com a possibilidade da utilização de controles bluetooth, disponibilizei uma entrada usb no painel traseiro da máquina para conexão de controles com fio. Para a interface entre os micro switches do controle montado no gabinete e a placa Raspberry  Pi foi utilizada uma placa conhecida como “zero delay”. 

Caso queira construir o seu próprio mini fliperama, estou disponibilizando os arquivos do projeto para download. Você pode utilizar estes arquivos como referência e fazer as alterações que desejar. Divirta-se!